Meteoro cruza o céu bem no centro do Rio Grande do Sul; veja vídeo
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Meteoro atingiu velocidade de 108 mil quilômetros por hora, queimou sobre aproximadamente um segundo e meio e desintegrou totalmente em cima de Santa Maria. Meteoro cruza o céu no centro do RS
Um meteoro cruzou o céu do Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira (17), quase exatamente em cima do centro do estado, em Santa Maria. As imagens foram captadas pelos observatórios do Bate-Papo Astronômico, no Santa Maria Tecnoparque, e pelo Clube de Astronomia do Campus de Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"Foi 108 mil quilômetros por hora, queimou sobre aproximadamente um segundo e meio e desintegrou totalmente em cima de Santa Maria", explica o diretor executivo do Bate-Papo Astronômico, Fabricio Colvero.
Segundo Colvero, o meteoro registrado na quinta foi diferente do registrado na noite anterior, pois queimou por mais tempo na atmosfera, foi menos brilhante e ocorreu bem em cima de Santa Maria, no centro do estado. O mesmo meteoro foi avistado no município de Santo Ângelo.
Registrado na quarta, um meteoro mais brilhante do que o planeta Vênus cortou o céu do estado. Veja o vídeo abaixo.
Meteoro que pode ser mais brilhante que o planeta Vênus corta o céu sobre o RS
Meteoro esporádico
Ainda de acordo com o pesquisador, o meteoro observado na noite de quinta é um "meteoro esporádico", ou seja, não pertence à nenhuma chuva de meteoros conhecida cientificamente.
Os observatórios do Bate-Papo Astronômico, no Santa Maria Tecnoparque, edo Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo do IFFar integra redes de monitoramento como a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).
Meteoro observado em Santa Maria.
Santa Maria Tecnoparque/Divulgação
Chuva de meteoros poderá ser observada nos próximos dias
Conforme Fabricio Colvero, o final de abril registra a passagem da chuva de meteoros conhecida como "Líridas", uma das mais antigas registradas pela humanidade, com observações que remontam a mais de 2.600 anos.
Segundo o pesquisador Andrei Roger de Lima, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), as Liridas ocorrem anualmente, geralmente entre os dias 16 e 25 de abril, com pico de atividade por volta do dia 22. Durante o pico, podem ser observados cerca de 10 a 20 meteoros por hora, em condições de céu limpo.
"A gente já teve alguns registros de Liridas, mas meteoros bem menores, bem pequenos. Nas próximas noites promete", explica Colvert
Dicas para observar, segundo a BRAMON:
Melhor dia: madrugada do dia 22 para o dia 23 de abril
Horário: entre 2h e 4h da madrugada
Local: escuro e longe da poluição luminosa, como em áreas rurais, zonas de serra, parques naturais e locais afastados de centros.
Clima: importante verificar a previsão meteorológica com antecedência. Céus limpos e baixa umidade são ideais para evitar a obstrução por nuvens
VÍDEOS: Tudo sobre o RS